sexta-feira, 14 de março de 2008

Alongar é preciso




Quem nunca viu um gato se espreguiçando? Atletas por natureza, esses bichanos são citados por médicos do esporte como mestres na arte do alongamento. Espreguiçam, sem pressa alguma e na medida certa, cada músculo e, após exercícios e brincadeiras prolongadas, voltam invariavelmente para a mesma rotina. Os movimentos suaves e contínuos não só oferecem prazer aos felinos como também os deixam novinhos em folha para novas atividades.
Apesar do exemplo desses exímios professores, para alguns corredores, alongamento ainda é sinônimo de sofrimento.
aumenta a flexibilidade; induz o corpo ao relaxamento; ativa a circulação; melhora a postura e aumenta a atenção.
O benefício do alongamento para o sistema músculo-esquelético consiste, principalmente, na manutenção da amplitude articular. Se ela estiver normal, é possível realizar todas as demandas do dia-a-dia e exigências do esporte.
Quem não alonga tem maior chance de desenvolver alterações articulares, pelo desequilíbrio no comprimento muscular. Mais: os atletas que não mantém o alongamento pelo tempo necessário -30 s a 40 s-, na verdade não dão estímulo apropriado ao músculo. Ou seja, é o mesmo que não alongar.
É bom, mas não previne lesões
Apesar de tantos benefícios propagados, o alongamento ainda gera polêmicas. Mesmo falando a favor da prática, a fisioterapeuta Fabianne lembra: "o que há de mais novo em termos de alongamento poderá parecer chocante: alguns estudos mostraram que não existe relação entre alongamento e prevenção de lesão, ou seja, mesmo fazendo alongamento, o corredor não está livre delas".
Respeitado mundialmente por sua atuação em saúde pública, epidemiologia e doenças infecciosas, o CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenções), em Atlanta, EUA, realizou o estudo "O impacto do alongamento no risco de lesões esportivas: uma revisão sistemática da literatura" Comandada por Stephen Thacker, diretor do CDC, a pesquisa analisou cerca de 350 estudos científicos sobre alongamento e concluiu:
"Não há evidências suficientes que apóiem ou suspendam a rotina de exercícios de alongamento pré e pós-corrida com o intuito de prevenir lesões entre atletas amadores e profissionais."
Há o aumento comprovado da flexibilidade, mas não significa prevenção de lesões. Segundo Thacker, muitas lesões poderiam ser evitadas apenas com aquecimentos e treinamentos adequados.
Mesmo que alongar não proteja das lesões, a maioria dos especialistas ainda aposta nos outros benefícios e indica que antes de iniciar qualquer atividade física, deve-se fazer alongamento e, somente depois o aquecimento (trote ou bicicleta, por exemplo).
Após a atividade, o alongamento é indicado com objetivo de evitar compensações e sobrecargas músculo-esquelética tardias, em virtude de um músculo encurtado.
A fisioterapeuta Fabianne Magalhães Furtado, pós-graduanda do curso de Especialização em Fisioterapia do Aparelho Locomotor no Esporte, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que alongamento ainda é sinônimo de sofrimento na vida de certos atletas. "Nesses casos, a primeira defesa da pessoa é prender a respiração, enquanto que o correto seria respirar, prolongando a fase expiratória simultaneamente ao aumento da intensidade do alongamento", explica.
Para a fisioterapeuta, essa mentalidade deveria mudar, pois o pacote de benefícios é grande. O alongamento reduz tensões musculares, ansiedade, estresse e fadiga

Nenhum comentário:






DICAS

Correndo no Calor
Em um país tropical como o nosso é de vital importância tomar medidas de segurança contra o calor. Correr sob o sol, umidade e calor requer precauções especiais. É essencial minimizar a perda de fluidos e ganho de temperatura. Algumas dicas que você deve se lembrar:
Beba água sempre que for possível. Água é um ingrediente vital na prevenção de problemas com o calor. Tenha em mente que o seu corpo perde considerável quantidade de fluidos antes de você sentir sede.
Evite bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois tem efeito diurético.
Corra no período mais fresco do dia.
Esteja alerta ao fato de que umidade alta impede o resfriamento do corpo através da evaporação do suor.
Vista roupa branca para refletir os raios solares. Evite cores escuras que absorvem o calor.
Escolha um percurso com sombras.
Corra onde tiver acesso à água.
Borrife em si um pouco de água para ajudar a refrescar o seu corpo.
Remova a roupa molhada que atrapalha a evaporação.
Evite correr quando a umidade relativa do ar ultrapassar 90%.
Evite correr longas distâncias sozinho.
Saiba os sinais de danos decorrentes do calor: 1. Não tente correr com câimbras: pare, descanse e beba água; 2. Sintomas de esgotamento pelo calor são: tontura, fraqueza e confusão mental. Caso estes sintomas apareçam pare, encontre uma sombra e beba água; 3. Sintomas de insolação são: diminuição da transpiração e pele quente e seca. Interrompa qualquer atividade e ache um meio de resfriar o seu corpo o mais rápido possível, remova a roupa e esfregue seu corpo com gelo e álcool, procure atendimento médico.
Considere uma forma alternativa de exercício quando as condições climáticas adversas tornam correr perigoso.

Quem sou eu ?

Minha foto
sao jose dos campos, São Paulo, Brazil
Para as corridas de montanha é necessário o treino de rampa, morro,subida e a bike como complemento isso fortalece a musculatura e te deixa muito resistente e forte.

Maratona de revezamento do Guaruja 16/03/2008

Estaremos participando com 3 equipes nesta corrida ,onde cada equipe é composta por 4 corredores sendo 1 mista e duas masculinas:
Equipe 1 mista capitão : Renata
Equipe 2 masc. capitão: Zeferino
Equipe 3 masc. capitão: Gilberto

General Salgado 2008

General Salgado 2008
Mais um desafio vencido