segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maratona internacional de São Paulo.


Foi um grande desafio correr a minha primeira maratona no qual meu objetivo inicial era terminar porem eu estava muito bem preparado para enfrentar os 42,2k uma semana após o triathlon.
A largada as 09:00h é cruel pois o sol já está alto e tortura mesmo é o tunel Janio Quadros na ida tudo bem porem na volta +- no quilometro 38 quando o corpo já está no limite, nada agradável o lugar é escuro, abafado e com falda de ar leva o atleta a exaustão como pude constatar vendo muitos corredores passando mal dentro do tunel.
Fiz bonito correndo o tempo todo e sem andar em momento algum cheguei ao final totalmente exausto e com dores nas duas panturrilhas e posterior da coxa esquerda quando cheguei aos 30k.
Sabia que com as dores se eu parasse não conseguiria correr mais pois as pernas iriam travar e a partir dos 30k faltando pouco mais de 12k foi pura superação e como eu sou teimoso e não desisto nunca, fiz mais 12k e conclui a tão esperada prova a qual me preparei muito.
Para quem tinha como objetivo terminar a prova, chegar correndo o tempo todo foi gratificante e com certeza maratona não é pra qualquer um, o atleta tem que estar muito bem preparado.
Um ponto fundamental que foi decisivo foi a hidratação e reposição durante toda a prova pois o esforço é grande, o atleta chega ao seu limite máximo podendo causar cãibras, queda de pressão etc...

Nenhum comentário:






DICAS

Correndo no Calor
Em um país tropical como o nosso é de vital importância tomar medidas de segurança contra o calor. Correr sob o sol, umidade e calor requer precauções especiais. É essencial minimizar a perda de fluidos e ganho de temperatura. Algumas dicas que você deve se lembrar:
Beba água sempre que for possível. Água é um ingrediente vital na prevenção de problemas com o calor. Tenha em mente que o seu corpo perde considerável quantidade de fluidos antes de você sentir sede.
Evite bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois tem efeito diurético.
Corra no período mais fresco do dia.
Esteja alerta ao fato de que umidade alta impede o resfriamento do corpo através da evaporação do suor.
Vista roupa branca para refletir os raios solares. Evite cores escuras que absorvem o calor.
Escolha um percurso com sombras.
Corra onde tiver acesso à água.
Borrife em si um pouco de água para ajudar a refrescar o seu corpo.
Remova a roupa molhada que atrapalha a evaporação.
Evite correr quando a umidade relativa do ar ultrapassar 90%.
Evite correr longas distâncias sozinho.
Saiba os sinais de danos decorrentes do calor: 1. Não tente correr com câimbras: pare, descanse e beba água; 2. Sintomas de esgotamento pelo calor são: tontura, fraqueza e confusão mental. Caso estes sintomas apareçam pare, encontre uma sombra e beba água; 3. Sintomas de insolação são: diminuição da transpiração e pele quente e seca. Interrompa qualquer atividade e ache um meio de resfriar o seu corpo o mais rápido possível, remova a roupa e esfregue seu corpo com gelo e álcool, procure atendimento médico.
Considere uma forma alternativa de exercício quando as condições climáticas adversas tornam correr perigoso.

Quem sou eu ?

Minha foto
sao jose dos campos, São Paulo, Brazil
Para as corridas de montanha é necessário o treino de rampa, morro,subida e a bike como complemento isso fortalece a musculatura e te deixa muito resistente e forte.

Maratona de revezamento do Guaruja 16/03/2008

Estaremos participando com 3 equipes nesta corrida ,onde cada equipe é composta por 4 corredores sendo 1 mista e duas masculinas:
Equipe 1 mista capitão : Renata
Equipe 2 masc. capitão: Zeferino
Equipe 3 masc. capitão: Gilberto

General Salgado 2008

General Salgado 2008
Mais um desafio vencido